top of page

Agressivo, Passivo ou Assertivo?


Quando pensamos em relacionamento interpessoal, estamos falando de casal, família, amigos, trabalho... onde exista mais de uma pessoa há um relacionamento interpessoal.

Alguns tipos de comportamento são disfuncionais, ou seja, inapropriados para a vida saudável relacional. Esses comportamentos surgem e sendo mantidos, podendo causar desgaste, afastamento ou rompimento daquele vínculo.

Os estilos de comportamento se referem ao padrão predominante no relacionamento de uma pessoa com as outras. Contudo, não podemos afirmar que aquele padrão se repete em todos os comportamentos e que ele seja permanente e imutável. Os estilos de comportamentos podem ser: Agressivo, Passivo ou Assertivo.

No estilo Agressivo de Comportamento a pessoa busca excessivamente autovalorização e resultados imediatos. Em muitas situações, para conseguir tal desejo, desvaloriza e/ou passa por cima do direito dos outros. Neste estilo a pessoa tem um baixo controle do próprio comportamento, o que a leva a querer fazer prevalecer sua opinião a qualquer custo, podendo perder a razão. É comum identificar este comportamento agressivo pelo tom de voz exagerado para a situação, sendo áspero, perdendo o controle e não permitindo com que os outros exponham opiniões diferentes a dele.

O estilo Passivo de Comportamento se caracteriza principalmente pela dificuldade de expressar suas opiniões e sentimentos e quando se expressam o fazem de forma apagada. Está sempre se justificando, podendo transmitir mais dúvidas do que certeza a respeito do que fala aos seus interlocutores. Pode-se identificar um comportamento passivo pela insegurança de expor suas ideias; o emissor fala de forma fraca, sem energia, não olha nos olhos, assim a tendência é que ele não consiga se posicionar nas discussões.

Por sua vez, o Assertivo fala em tom de voz firme, sem gritar, olha os olhos, sem ameaçar, expõe ideias com segurança e consegue estabelecer os limites da relação sem ser autoritário e rígido. Neste estilo de comportamento a pessoa dificilmente perde o controle, pois consegue conduzir o diálogo de forma a expor sua opinião e ouvir a do outro.

Algumas habilidades são importantes para um bom relacionamento no cotidiano: expressar desagrado, recursar convites, elogiar, discordar, lidar com críticas, solicitar mudanças...

Algumas dicas de comunicação podem lhe ajudar a ter um comportamento assertivo:

-Acredite em suas convicções;

-Ouça e reflita a opinião do outro;

-Se perceber que está errado, mude, não há nenhum problema nisso;

-Não se omita, ninguém saberá o que você pensa se você não falar;

-Fale com os outros olhando nos olhos, de cabeça erguida e em tom firme;

-Não altere o tom de voz tentando falar mais alto, lembre-se: não é por que o outro está nervoso que você precisa ficar;

-Se estiver em uma discussão, deixe que o outro exponha a opinião dele, não fale ao mesmo tempo; além de irritá-lo você não está ouvindo o que ele tem para dizer.

Levar em conta as diversas opiniões faz surgir um relacionamento interpessoal mais saudável. Vamos tentar!

REFERÊNCIA:

CONTE, FÁTIMA CRISTINA DE SOUZA; BRANDÃO, MARIA ZILAH DA SILVA Falo? Ou Não Falo? Editora: MECENAS, 2003

LIPP, MARILDA; BENZONI, PAULO EDUARDO; Baralho das Atitudes. Editora: Sinopsys, 2015.

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page